Diferença entre Anjos, Guias Espirituais e Mentores

*

Essa semana recebi nas redes sociais a seguinte pergunta:

“Qual é a diferença entre guias, mentores e anjo da guarda?”

Essa foi a resposta que eu captei [observações minhas entre colchetes]:

*

Assim que me concentro eu visualizo uma imensa coluna de Luz, e a luminosidade que irradia dela forma anéis luminosos à sua volta. Há uma vibração intensa de força. Aos poucos enxergo outras tantas colunas e muita vibração dourada.

“Esse é um Anjo, é uma consciência fundamental do Universo. Ele é protetor e sustenta a Vida. Protege os ignorantes na medida do que precisam para avançar. Em algumas situações esta força se recolhe. Há anjos que cuidam da humanidade, do planeta, do indivíduo, do Universo, de diferentes realidades, do tempo, da morte, da saúde, etc. Para que nada nem ninguém caminhe desamparado.

O Arcanjo da Saúde “Raphael”.
(Imagem da Internet)

“Quanto maior o conhecimento, mais liberdade o anjo dá. Eles atendem por nomes diferentes, devido à intenção que se tem ao chamá-los [respondem à intenção e não ao nome em si]. Mas não são humanos, embora possam ser visualizados dessa forma, com asas, pois foi a maneira do cérebro humano registrá-los num período em que era a única percepção possível. Há anjos maiores e menores, e se necessário se comunicam.

“Os anjos são perfeitos, não evoluem. São estruturas de força. Não mudam de função. Eles ‘são’, assim como Deus. Partem Dele, da Fonte da Vida.”

“Aparência” dos Anjos segundo algumas descrições bíblicas.
(Imagens da Internet)

Há uma pausa. Agora os guias me trazem a imagem de várias pessoas caminhando sobre o que parecem nuvens. Uma plenitude vem delas, que eu não sei definir.

“Os Guias são os amigos espirituais. Aqueles que orientam e conduzem. Eles têm ensinamentos valiosos. Cada pessoa possui seu próprio Anjo [eternamente], e um guia que o acompanha por toda a Vida [atual]. Os guias aprendem e repassam.

“Eles já viveram muitas vezes, e têm excelência nas suas funções. Guardam, protegem, aconselham quando podem, porém são pessoas [humanas ou não], também em sua própria evolução. Mais ou menos distantes da Fonte da Vida. Há grupos de guias que podem acompanhar uma pessoa, se ela precisará desempenhar uma função importante. Há guias que amparam questões cósmicas, líderes, nações, etc. Os ‘assuntos’ humanos quase todos possuem um guia especializado naquilo. Podem servir ao propósito de várias pessoas ao mesmo tempo.

O espírito Emmanuel, guia espiritual (e amigo) de Chico Xavier.
(Foto da peça Emmanuel – A Luz de Chico Xavier)

Mentores têm a mesma função, tratando-se apenas de outro termo. Poder-se-ia chamá-los de professores, ou orientadores, por exemplo. É um termo comum no Espiritismo, assim como outras crenças e religiões têm suas próprias denominações. Alguns os chamaram de ‘gênios‘ [fui pesquisar depois e aparentemente se trata dos Djinns da cultura pré-islâmica].

“A pessoa nunca é abandonada por seus guias ou pelo seu anjo da guarda. Mas ela pode se desconectar deles se insistir em más ações. Principalmente se possui muito conhecimento e já sabe o que fazer, insistindo no livre-arbítrio em agir ao contrário, ela se desprotege. Não é crueldade. O Universo tem um fluxo, e ao sair do fluxo, na desarmonia, o próprio coração cria a dor. Esse mal é contrário à Fonte da Vida.

“Um espírito inferior pode ‘proteger’ uma pessoa se julgar interessante. Porém ele não agirá jamais pelo bem dela, e sim pelo seu próprio bem. Muitos recorrem a essa assistência. E é permitido por aprendizado.”

O rei negro dos Djinns , Al-Malik al-Aswad, século XIV.
(Livro das Maravilhas, manuscrito Árabe)

A comunicação encerra com a visão da coluna de Luz, onde agora percebo melhor uma “esfera” luminosa em seu interior. É uma visão incrível.

*

Se você quer aprender mais sobre o trabalho dos guias espirituais não deixe de ler A Minha Verdadeira Vida, romance escrito por mim sob intuição dos espíritos! – clique aqui.

Toda Paz e Luz sempre!

E você, o que está pensando?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s